Será que você está usando as mídias sociais a seu favor? Que tipo de imagem está passando para seus seguidores e profissionais da área em que atua? Você tem feito o seu marketing pessoal on-line através do Facebook e Twitter? Antes de falar do marketing pessoal no ambiente on-line, vamos entender o que é o “marketing pessoal” como um todo. O consultor de estratégias de comunicação e marketing, Mário Persona, define o Marketing pessoal como: “uma forma de você agregar valor a si mesmo por meio de uma observação sistemática do ambiente onde você atua, das expectativas que as pessoas têm de você, e podemos até chamá-las de ‘clientes’, e da melhor maneira de atender a essas expectativas com um comportamento adequado.”
Resumindo, o produto é você! E toda estratégia e tática será usada para te promover diante do seu público-alvo, que pode ser desde familiares e amigos a pessoas influentes na sua área profissional. A imagem que você formará diante desses públicos deve ser a mesma, visto que hoje, um grande amigo seu pode está conectado a um amigo de um grande empresário.
Persona ainda diz que, devemos ter ciência dos nossos pontos fortes e fracos e conhecer nossa concorrência. E
nfim, toda a técnica de análise que utilizamos para um produto em um plano de marketing deve ser usada no marketing pessoal.
E na era digital, qual seu plano de marketing pessoal? Como você está agindo nas mídias sociais?
Pesquisas já mostraram que setores de RH e empresários visitam os perfis nas redes sociais on-line dos candidatos a vagas de emprego. E que comunidades como “odeio acordar cedo, “odeio meu chefe”, queimam o filme de muita gente na hora de ser escolhido. Você pode ter um currículo maravilhoso, mas a sua atitude nas mídias sociais pode te atrapalhar na hora de conseguir um bom emprego.
Em redes sociais on-line voltadas para o profissional, como o Linkedin, o objetivo já está bem claro. Você apenas deve publicar informações sobre suas habilidades profissionais. Deve-se ter cuidado ao integrar esta rede a outras, como o Twitter, muitas vezes o que você publica lá não interessa a sua rede no Linkedin. E acredito que nem devo dizer aqui que não vale mentir, afinal na prática a sua mentira pode cair.
A sua imagem nas redes on-line é você quem constrói através do que publica e compartilha. Os links, fotos, vídeos, compõem o produto que é você diante das pessoas que estão adicionadas na sua rede.
A internet não é “terra sem lei”, já vimos profissionais serem despedidos por publicarem o que não deveriam em seus perfis. Mas, então, devo ser um robô? Não posso expressar minha opinião nas redes? Claro que pode e deve, mas pense antes de clicar no botão enviar. Erika Saab dá um conselho interessante:
“Use-as com sabedoria e antes de dizer ou mostrar algo, pense se você faria isso num auditório lotado com centenas de pessoas conhecidas e desconhecidas, colegas de trabalho, chefes, parentes, amigos de infância, empresários, políticos… Porque ao tornar algo público numa rede social, sem uso de filtros de privacidade, seja uma imagem, uma frase, um texto, uma opinião, é mais ou menos isso que você está fazendo!”
ficadica
Seja humilde. Esteja disponível para os outros. Você só consegue chegar a algum lugar com esforço próprio e através daqueles que te enxergam com algum diferencial, e isso só é possível caso você se mostre acessível.
Defina seu objetivo, produza conteúdo de qualidade em um blog, faça uma boa curadoria de conteúdo no seu Facebook e Twitter, expresse sua opinião (com bom senso), conecte-se, interaja com pessoas influentes, esteja aberto a debates, critique com fundamento, essas podem ser algumas táticas de uma boa estratégia para o marketing pessoal nas redes sociais on-line.
Jeniffer Santos - Jornalista Novas Mídias na ASCOM da SECULT BA.
Persona ainda diz que, devemos ter ciência dos nossos pontos fortes e fracos e conhecer nossa concorrência. E
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqw3M3nCUSJyrLtStNXe9xPRnktiJMXAMtwgpb-w9IokEpVxv03MPTd2ZG0K_xJIT9JBEBMO0WiiYZnfC_WPV-iIhJVDQ3FRSEzz4Cc9lcuhY5YgO-1GrI3u1Qd9x5BbXENa9mV8PWkOY/s200/20080814050349_02_b4.jpg)
E na era digital, qual seu plano de marketing pessoal? Como você está agindo nas mídias sociais?
Pesquisas já mostraram que setores de RH e empresários visitam os perfis nas redes sociais on-line dos candidatos a vagas de emprego. E que comunidades como “odeio acordar cedo, “odeio meu chefe”, queimam o filme de muita gente na hora de ser escolhido. Você pode ter um currículo maravilhoso, mas a sua atitude nas mídias sociais pode te atrapalhar na hora de conseguir um bom emprego.
Em redes sociais on-line voltadas para o profissional, como o Linkedin, o objetivo já está bem claro. Você apenas deve publicar informações sobre suas habilidades profissionais. Deve-se ter cuidado ao integrar esta rede a outras, como o Twitter, muitas vezes o que você publica lá não interessa a sua rede no Linkedin. E acredito que nem devo dizer aqui que não vale mentir, afinal na prática a sua mentira pode cair.
A sua imagem nas redes on-line é você quem constrói através do que publica e compartilha. Os links, fotos, vídeos, compõem o produto que é você diante das pessoas que estão adicionadas na sua rede.
A internet não é “terra sem lei”, já vimos profissionais serem despedidos por publicarem o que não deveriam em seus perfis. Mas, então, devo ser um robô? Não posso expressar minha opinião nas redes? Claro que pode e deve, mas pense antes de clicar no botão enviar. Erika Saab dá um conselho interessante:
“Use-as com sabedoria e antes de dizer ou mostrar algo, pense se você faria isso num auditório lotado com centenas de pessoas conhecidas e desconhecidas, colegas de trabalho, chefes, parentes, amigos de infância, empresários, políticos… Porque ao tornar algo público numa rede social, sem uso de filtros de privacidade, seja uma imagem, uma frase, um texto, uma opinião, é mais ou menos isso que você está fazendo!”
ficadica
Seja humilde. Esteja disponível para os outros. Você só consegue chegar a algum lugar com esforço próprio e através daqueles que te enxergam com algum diferencial, e isso só é possível caso você se mostre acessível.
Defina seu objetivo, produza conteúdo de qualidade em um blog, faça uma boa curadoria de conteúdo no seu Facebook e Twitter, expresse sua opinião (com bom senso), conecte-se, interaja com pessoas influentes, esteja aberto a debates, critique com fundamento, essas podem ser algumas táticas de uma boa estratégia para o marketing pessoal nas redes sociais on-line.
Jeniffer Santos - Jornalista Novas Mídias na ASCOM da SECULT BA.
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