quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Traûma

Qual sua maior dor, maior sonho, maior trauma, maior ferida, o que lhe faz chorar ou chorar de rir? Perguntas fáceis, de respostas simples ou difíceis, que se pararmos para pensar possuem sentidos parecidos, ou que se cruzam em algum ponto. O certo é que no final elas conversam, interagem, fazem dar sentido aos traumatismos da vida.

Já cansamos de ouvir que perder alguém querido gera um trauma, uma ferida que nunca cicatrizará, talvez por que a palavra trauma derive do grego ferida, ou talvez não haja a menor ligação. O certo é que com o tempo o corte pára de sagrar e a cicatrização se faz, em alguns de forma rápida e imperceptível e em outros em forma de quelóide.

A perda nunca é salutar, não deveria existir, mas existe e causa dor, escuridão, pânico, e não apresenta resposta, portanto, você dificilmente entenderá por que a pessoa amada se foi deixando o gosto amargo de uma vida interrompida, no final só restará à ferida para se cuidar.

Outros traumas são difíceis de assimilar, de aceitar, não são como a perda, eles causam indignação, repulsa e medo. Pessoas que foram sequestradas, assaltadas, estupradas ou passaram por outras mazelas, geralmente vivem uma vida de superação, procurando exorcizar o monstro dentro de si; porque essas feridas causam monstros.

O pensamento de levar uma vida corretíssima, segura, sem derrapadas e sonhos é inválido, não traduz que você será uma pessoa melhor ou intangível, talvez seja apenas taxada de chata. Viver assim, para fugir dos traumas é como não pisar na terra com medo de adoecer, de alguma forma o resfriado lhe pega, você sentirá dor e a ferida estará aberta.

Dizem que a palavra em alemão para sonho é parecida com trauma, então até nos sonhos você estará propício a se decepcionar, sentirá dor e medo, mas nunca deixará de sonhar. Assim como nunca deixará de exaltar a beleza da rosa por causa dos espinhos.

Na vida é bom ter cicatrizes, sinal de que você não vive na sombra, aliás, deixa e recebe marcas que moldam e enriquecem sua personalidade e caráter. Perder alguém mostrará que já amou e foi amado, e a ferida demonstrará de forma doida a saudade de quem lhe proporcionou um sentimento inexplicável.

Traumas são ruins, nada de bom talvez surjam deles, então comece a responder e aprender a lidar com eles. Minha maior dor? Separar-me da minha filha. Maior sonho? Morar com minha filha. Maior trauma? Pensar em perder minha filha. Maior ferida? A separação dos meus pais. O que me faz chorar ou chorar de rir? Maria Eduarda, minha filha. Há esqueci-me de acrescentar no início do texto, o que me faz feliz? A vida que tenho agora.

Dedicado a Ana, Maria, Sandra, Gisa e a você.

Por Tiago Rodrigues.

Um comentário:

  1. É isso aí Tiago, compartilho de sua idéia, melhor se jogar na vida e vivê-la de verdade e não ter medo, apenas cautela, das feridas que certamente virão. Também concordo que elas nos fortalecem e nos formam melhor como pessoa, por mais difícil que às vezes seja uma perda, o melhor é lembrar o que de bom ficou, pois sempre fica. Minha maior dor? Ficar longe dos amigos verdadeiros. Maior sonho?Morar perto de quem amo. Maior trauma? Problemas de relacionamento com meu pai. Maior ferida? A mágoa causada por consequencia de meu trauma. O que me faz chorar ou chorar de rir? Momentos de descontração com amigos e o ser amado.O que me faz feliz? Sem dúvida alguma, amar e ser amada, sem neuras, sem medos.

    ResponderExcluir