segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Profissional de hoje: Analista de Mídias Sociais

Com a consolidação da Internet veio de carona as novas profissões da era digital, especialistas em Tecnologia da Informação foram garimpados nas faculdades, assim como outros peritos. Hoje, com o advento das chamadas redes sociais, um novo perfil de profissional começa a ser requisitado pelas empresas, são os denominados Analistas de Mídias Sociais. 
Monitorar as redes sociais, pensando estratégias e executando ações para divulgar produtos e serviços, pesquisar o público-alvo e novas vertentes para o negócio e, claro, responder a questões específicas de internautas, especialmente quando são críticas à empresa. Essas são as funções básicas de um analista de mídias sociais, profissional cada vez mais requisitado por companhias de todas as áreas de atuação, que apostam na velocidade da web e na expansão das redes sociais para alavancar seus ganhos. 
O mercado é promissor, segundo especialistas. Tanto é que grande parte das empresas, de médio e pequeno porte, já mantêm departamentos específicos neste setor. Mas qual é a formação esperada deste profissional? A maior parte deles é da área de comunicação, especialmente de marketing. Segundo Eduardo Barbato, publicitário e professor de interatividade e novas mídias da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio (ESPM-RJ), para ser um profissional completo no ramo é necessário dominar os conhecimentos de marketing. “Mídias sociais é um meio novo, cheio de peculiaridades e armadilhas. Os analistas estão sendo muito requisitados, mas a maioria precisa se aprofundar num planejamento estratégico da marca como um todo”, explica. 
O conselho de Barbato, portanto, é que aspirantes a analistas e profissionais da área se aprofundem em conhecimentos de marketing para não caírem num trabalho apenas braçal e operacional. Segundo ele, não basta ser um nativo de web, tem que ter mais substância. “O ideal é que este profissional saiba também fazer uma análise da rentabilidade das ações em mídias sociais, ou seja, estabelecer metas e saber medir resultados, para ver se está no caminho certo” afirma o professor. 
O empresário Rodrigo Menezes, diretor do site Concurseiro Urbano, afirma que o trabalho do analista de mídias sociais hoje é imprescindível. Em sua empresa, dos nove funcionários, dois são da área. Para Menezes, monitorar as redes sociais e saber usá-las a favor de sua marca é uma questão de sobrevivência do negócio. “A internet tem a capacidade de fazer a empresa ter boa imagem ou, ao contrário, queimá-la, de forma muito rápida. Precisamos monitorar as redes tanto para vender bem nossos produtos quanto para descobrirmos as necessidades do nosso público”, finaliza. 

Matéria completa no site O GLOBO - http://migre.me/5QjbM

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